10 de fevereiro de 2011

Festival de Dança de Joinville abre inscrições para edição 2011


 Organização lança regulamento nesta quinta-feira (4/11) e grupos já podem inscrever coreografias para Mostra Competitiva, Meia Ponta, Palcos Abertos e Mostra Contemporânea.
Em oito noites os bailarinos demonstram o que sabem fazer de melhor nos sete gêneros: Ballet Clássico de Repertório, Ballet Clássico, Dança Contemporânea, Sapateado, Jazz, Dança Urbanas e Dança Populares.
Quem decide são os jurados escolhidos pelo Conselho Artístico do Festival de Dança. Os primeiros colocados retornam na Noite dos Campeões para dançar a vitória colhida após tantos meses de dedicação e esforço para fazer tudo dar certo na Mostra Competitiva.
Os jurados também honram destaques com a premiação especial Troféu de Melhor Grupo, e medalhas de ouro para: Prêmio Revelação; Melhor Bailarino; e Melhor Bailarina. Ao total, são R$30 mil em dinheiro para esses agraciados. Já o Coreógrafo Revelação ganha uma viagem ao Festival de Lyon, na França.


            Os primeiros passos para quem tem o sonho de participar do Festival de Dança de Joinville em 2011 já podem ser dados por grupos de todo o Brasil. A organização do evento lança nesta quinta-feira, (4/11) os regulamentos da próxima edição, que será realizada de 20 a 30 de julho do próximo ano.
            A partir do dia 4 também já poderão ser feitas as inscrições pelo site do Festival (www.festivaldedanca.com.br). O prazo vai até 30 de março de 2011 para Mostra Competitiva, Meia Ponta e Palcos Abertos. Já para grupos interessados em subir ao palco do Teatro Juarez Machado para a Mostra Contemporânea, a data limite é 22 de fevereiro.
            Algumas mudanças foram feitas no processo de inscrição com o objetivo de facilitar o procedimento para os grupos. Diferente do que era feito até 2010, quando toda a documentação era enviada de uma vez só, em 2011 o processo foi dividido em duas etapas. Na primeira, a de seleção, as companhias devem preencher o formulário no site, realizar o pagamento da taxa de inscrição e enviar para o Instituto Festival de Dança estes comprovantes juntamente com os DVDs das coreografias concorrentes.
            Em seguida, apenas os grupos aprovados na seleção feita pelo Conselho   deverão realizar a segunda etapa do procedimento, a confirmação. Neste caso é exigida a documentação (RG ou passaporte) de todos os integrantes dos grupos classificados, juntamente com um documento com a liberação da coreografia pelo autor.
            Os grupos terão ainda o benefício de poder incluir no seu elenco dois acompanhantes que não fazem parte do corpo artístico. Estes passarão a ter direito ao benefício do alojamento, mas não terão acesso aos bastidores, coxias etc.


Ajuda de custo para primeiros lugares

           
            Para os primeiros lugares, a novidade é uma ajuda de custo de mil reais para conjuntos vencedores e de R$ 500,00 para solos, duos, trios, variações, pas-de-deux, grand pas-de-deux e pas-de-trois, além de alojamentos e alimentação bancados pelo Festival após a data de premiação. Este benefício será oferecido  para os grupos que dançarem na Noite dos Campeões, no último dia do Festival. O grupo que não dançar neste dia perde o direito a estes benefícios e também à vaga de primeiro lugar no Festival de Dança em 2012.
Os grupos vencedores em 2010 que têm a vaga de primeiro lugar em 2011 assegurada no gênero ballet clássico de repertório também terão que postar o DVD com a coreografia a ser apresentada.
            Como coreografias de ballet clássico de repertório são "suítes" de criações consagradas, estas colagens devem seguir fielmente a original e por isso também serão observadas pelo Conselho Artístico.


Danças Urbanas e Certificados On-line


            O Festival de Joinville é um evento atento ao que há de mais atual no mundo da dança e em 2011 alterou o nome de um dos gêneros mais populares do evento. Dança de rua agora se chama "danças urbanas",  para entrar em uma nova tendência, a da cultura urbana forte, com identidade e cada vez mais consolidada no Brasil.
Outra inovação que passa a valer em 2011 é a emissão de certificados on-line. Os participantes do Festival de Dança poderão imprimi-los de onde estiverem, basta acessar a área de grupos, cursistas ou seminaristas no site do evento. Além de evitar aglomero na secretaria do Festival, o novo método é ecologicamente correto, já que evita o desperdício de papel.

2 comentários:

Todos os comentários são bem vindos, porém não é permitido palavras de baixo calão estes de forma alguma serão públicados.